2022

Desta vez o trabalho “Assessment of Pesticides in the Chasqueiro Irrigation District, Southern Brazil, an Agricultural Area of International Importance” de autoria de Marília Guidotti Corrêa, Sergiane Caldas Barbosa, Gabriel Borges dos Santos, Gilberto Loguercio Collares e Ednei Gilberto Primel será publicado no periódico Water, Air, & Soil Pollution (FI 2,984).

Este trabalho é um dos resultados obtidos na tese de doutorado da aluna Marilia do Programa de Pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA-FURG) sobre a ocorrência de agrotóxicos e a avaliação da qualidade da água da Lagoa Mirim e afluentes. Este trabalho contou com a parceria da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim – UFPel.

O trabalho contribuiu com a geração de dados, promovendo o conhecimento sobre a influência das atividades agrícolas em áreas adjacentes a Lagoa Mirim na qualidade de suas águas.  Os resultados mostram a importância da criação de programas para controle e avaliação de agrotóxicos em distritos de irrigação, com o objetivo de proteger o meio ambiente.

 Para conferir mais, clica no link e boa leitura!

https://link.springer.com/article/10.1007/s11270-022-05989-9

 

2022

O trabalho “Detoxification and effects of the UV filter Benzophenone-3 in the digestive gland and hemocytes of yellow clam (Amarilladesma mactroides) under a perspective of global warming scenario” de autoria de Fernanda Chaves Lopes, Micheli Rosa de Castro, Guilherme Toledo Alves Patrocinio, Amanda da Silveira Guerreiro, Sergiane Caldas Barbosa, Ednei Gilberto Primel e Camila de Martinez Gaspar Martins foi publicado no periódico Marine Pollution Bulletin (FI 7,001).

Este trabalho é resultado de determinações cromatográficas de benzofenona-3 em amostras de marisco, fruto da parceria com o Profa. Camila Martins do Instituto de Ciências Biológicas da FURG.

Para conferir mais, clica no link e boa leitura!

https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2022.114188

 

 

2022

Desta vez o trabalho “Polycyclic Aromatic Hydrocarbons (PAHs) in honey from stingless bees (Meliponinae) in southern Brazil” de autoria de Lucas Cavagnoli Marcolin, Jean Lucas de Oliveira Arias, Larine Kupski, Sergiane Caldas Barbosa e Ednei Gilberto Primel, será publicado na revista Food Chemistry (FI 9.231).

Este trabalho é fruto do doutorado realizado pelo Lucas no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, orientado pelo Prof. Ednei Gilberto Primel.

Para conferir mais, clica no link e boa leitura!

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0308814622029065

 

2022

O artigo de revisão “Updated knowledge, partitioning and ecological risk of pharmaceuticals and personal care products in global aquatic environments” de autoria de Marisa de Jesus Silva Chaves, Jonatas Kulzer, Paula da Rosa Pujol de Lima, Sergiane Caldas Barbosa e Ednei Gilberto Primel está disponível no periódico Environmental Science: Processes & Impacts (FI: 5,3).

Este trabalho de revisão teve início no período remoto, contando com a participação de estudantes e pesquisadores do grupo.

Informações sobre os níveis de concentração de contaminantes emergentes em água, sedimento e organismos aquáticos em diferentes continentes foram tabeladas e discutidas de maneira a promover uma atualização dos níveis e locais de ocorrência destes contaminantes. O particionamento nos compartimentos ambientais também foi apresentado; assim como uma discussão sobre o perfil da ocorrência de contaminantes após o início da pandemia do COVID-19.

Para conferir mais, clica no link e boa leitura!

https://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2022/em/d2em00132b

 

 

2022

Publicação nova saindo.. Desta vez o trabalho “Emerging Contaminants in Sediments as Markers of Anthropogenic Inputs in Santos Estuarine System: Analytical Method and Occurrence Data? de autoria de Marisa J. S. Chaves, Sergiane C. Barbosa, Ednei G. Primel e Ítalo B. Castro será publicado no periódico Journal of the Brazilian Chemical Society.

Este trabalho é resultado da aplicação do método desenvolvido no mestrado da Marisa Chaves na investigação da ocorrência de contaminantes emergentes em amostras de sedimentos no sistema estuarino de Santos, fruto da parceria com o Prof. Ítalo Braga Castro (Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo IMAR-UNIFESP). 

Este trabalho contribuiu com a geração de dados de concentrações ambientais, o que pode auxiliar na discussão da criação de listas prioritárias de contaminantes e guiar o estabelecimento de legislação sobre contaminantes emergentes no ambiente aquático. 

Para conferir mais, clica no link e boa leitura! http://static.sites.sbq.org.br/jbcs.sbq.org.br/pdf/2022-0124AR.pdf

2022

Olá pessoal 👋 Mais um trabalho que acaba de ser publicado 👏 Desta vez o trabalho “Determination of Ochratoxin A and Its Metabolite Ochratoxin Alpha in Diferent Food Matrices After Enzymatic Biotransformation” de autoria de Larine Kupski, Duane Volpato, Caroline B. Rocha, Eliana B. Furlong, Sergiane C. Barbosa e Ednei G. Primel será publicado na Revista Food Analytical Methods. 📚 Este trabalho é fruto do pós doutorado realizado pela Prof. Larine Kupski, atualmente na Universidade Estadual de Maringá (UEM), supervisionado pelo Prof. Ednei Gilberto Primel. O trabalho foi desenvolvido no LACOM em colaboração com o Laboratório de Micotoxinas e Ciência de Alimentos (LAMCA).

Para conferir mais, clica no link https://link.springer.com/article/10.1007/s12161-022-02349-5 e boa leitura!!

2022

Olá pessoal 👋 Hoje viemos trazer mais um trabalho do grupo que acaba de ser aceito para publicação!!! 🤩 Desta vez o trabalho “Vortex-assisted matrix solid-phase dispersion: An eco-friendly alternative for the determination of halogens in edible seaweed” de autoria de Maiara Helena de Melo Malinowski, Paloma Konzgen Maciel, Marisa de Jesus Silva Chaves, Sergiane Caldas Barbosa, Ednei Gilberto Primel, Fabio Andrei Duarte e Bruno Meira Soares será publicado na revista Talanta. 📚 Este artigo é fruto do trabalho de mestrado da Maiara sob orientação do Prof. Bruno Meira, no Programa de Pós Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA) da FURG.

  📚 Para conferir mais, acesse o link abaixo e boa leitura! https://www-sciencedirect.ez40.periodicos.capes.gov.br/science/article/pii/S004896972200033X

2022

Mais um trabalho acaba de ser publicado!!! Desta vez o trabalho “Does pH variation influence the toxicity of organic contaminants in estuarine sediments? Effects of Irgarol on nematode assemblages” de autoria de Mariana Aliceda Ferraz, Ana Carolina Kiyama, Ednei Gilberto Primel, Sergiane Caldas Barbosa, Ítalo Braga Castro, Rodrigo Brasil Choueri & Fabiane Gallucci oi publicado no periódico Science of the Total Environment. Este trabalho é fruto da parceria com o Prof. Ítalo Braga Castro (Universidade Federal de São Paulo). No trabalho, a equipe do LACOM atuou na determinação do biocida irgarol nas amostras de sedimento.

  📚 Para conferir mais, acesse o link abaixo e boa leitura! https://www-sciencedirect.ez40.periodicos.capes.gov.br/science/article/pii/S004896972200033X

 

2021

Desta vez o trabalho “Salting-Out Induced Liquid-Liquid Microextraction: an Environmentally Friendly Approach to Preservative Determination in Food Samples” de autoria de Jean Lucas de Oliveira Arias, Caroline Borges Rocha, Larine Kupski, Sergiane Caldas Barbosa e Ednei Gilberto Primel, será publicado na revista Food Analytical Methods.

 Este trabalho é fruto do doutorado realizado pelo aluno Jean Lucas no Programa de Pós Graduação em Química Tecnológica e Ambiental, orientado pelo Prof. Ednei Gilberto Primel.

Este trabalho propôs alternativas mais baratas, mais rápidas e principalmente, mais verdes do que os métodos oficiais para determinação de parabenos e alimentos. O grupo tem buscado como parte da sua missão, propor soluções que gerem menos resíduos, consumam menos produtos químicos e que exponham menos o analista, contribuindo assim com a Química Analítica Verde e o meio ambiente.

Para conferir mais, clica aqui e boa leitura!

2021

Desta vez o trabalho “DETERMINAÇÃO DE CONTAMINANTES EMERGENTES NO RIO LONTRA (SALTO DO LONTRA – PARANÁ)” de autoria de Pamela Koerich, Italo Kael Gilson, Marcos Geraldo Vieira, Sergiane Caldas Barbosa, Marina Raisa Vilela da Silva, Ednei Gilberto Primel, André Luiz Radunz, Liziara da Costa Cabrera foi publicado na Revista Biodiversidade.

 Este trabalho é fruto da parceria com a Prof. Liziara Cabrera (Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo/RS) e resultado gerado de um trabalho de conclusão de curso, coordenado pela mesma.

Os resultados deste tipo de trabalho trazem resultados importantes para a nossa sociedade, pois demonstram a presença de contaminantes presentes em esgotos domésticos em águas de superfície, as quais constituem compartimentos ambientais de muita importância, pois além de abrigar diferentes tipos de organismos e plantas, são muitas vezes usados como fonte de água para consumo humano após tratamento. Ressalta-se que o monitoramento desses compostos não é regulamentado pela legislação, existem poucos estudos no Brasil sobre a presença destes compostos no meio aquático. Durante o estudo, compostos presentes em filtro solares (avobenzona, benzofenona), estimulantes (cafeína), antiepilépticos (carbamazepina), anti-inflamatórios (diclofenaco sódico), anti helmínticos (mebendazol), conservantes (metilparabeno, propilparabeno) e antifúngicos (triclocarban e triclosan) foram detectados, confirmando a contaminação emergente nesse local.

Para conferir mais, clica aqui e boa leitura!

 2021

Desta vez o trabalho “ANALYTICAL METHODS FOR ANTIFOULING BOOSTER BIOCIDES DETERMINATION IN ENVIRONMENTAL MATRICES: A REVIEW” de autoria de Karina Lotz Soares, Sergiane Caldas Barbosa, Ednei Gilberto Primel, Gilberto Fillmann e M. Silvia Díaz Cruz será publicado na revista Trends in Environmental Analytical Chemistry.

Mais um trabalho fruto de colaboração internacional, do doutorado da aluna Karina Lotz Soares, orientada pelo Prof. Ednei Gilberto Primel, realizou o doutorado com período sanduíche no Instituto de Diagnostico Ambiental y Estudios del Agua (IDAEA) do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC), Espanha, através do projeto Ciências do Mar (2018). Lá, a aluna foi orientada pela Prof. Sílvia Díaz Cruz.

Para conferir mais, clica aqui e boa leitura!

 2021

 

Desta vez o trabalho “Rapid and cost-effective multiresidue analysis of pharmaceuticals, personal care products, and antifouling booster biocides in marine sediments using matrix solid phase dispersion” de autoria de Karina Lotz Soares, Adrià Sunyer-Caldú, Sergiane Caldas Barbosa, Ednei Gilberto PrimelGilberto Fillmann e M. Silvia Díaz Cruz será publicado na revista Chemosphere.

 

Este trabalho é fruto de uma colaboração internacional, onde a aluna Karina Lotz Soares, orientada pelo Prof. Ednei Gilberto Primel, realizou o doutorado com período sanduíche no Instituto de Diagnostico Ambiental y Estudios del Agua (IDAEA) do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC), Espanha, através do projeto Ciências do Mar (2018). Lá, a aluna foi orientada pela Prof. Sílvia Díaz Cruz.

Para conferir mais, clica aqui e boa leitura!

2020

 

O artigo “Monitoramento de Fármacos e Produtos de Cuidado Pessoal (PPCPs) em Mananciais da Região Sudoeste do Paraná” acaba de ser publicado na revista Exatas On-Line”.

Este trabalho é resultado da colaboração e interação que o LACOM mantém com ex integrantes do grupo.

A Prof. Dra. Liziara da Costa Cabrera atuou por muitos anos no LACOM e hoje é docente e pesquisadora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, Paraná.

Para conferir mais, clica aqui e boa leitura! 

 2020

Desta vez o trabalho “Validation of QuEChERS and GC-MS for pesticides determination in rice samples” de autoria de Sergiane Caldas Barbosa, Maristela Barnes Cerqueira, Ednei Gilberto Primel, Eliana Badiale Furlong e Larine Kupski foi publicado na Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão.

Este trabalho é fruto da parceria com a Prof. Larine Kupski (Universidade Estadual de Maringá, UEM) e resultado gerado do projeto Universal coordenado pela mesma. Além disso, esse trabalho tem colaboração com o Laboratório de Micotoxinas e Ciência de Alimentos coordenado pela Prof. Eliana Badiale Furlong.

Para conferir mais, clica aqui e boa leitura!